sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Felicidade, dá em árvore?


“O que faz você feliz?” é o tema de uma rede de supermercados. Um bom texto e a voz do Arnaldo Antunes deixam tudo mais lindo e enfático. E, engraçado, que logo na seqüência, é impossível não lembrar que Zeca Baleiro já cantava: “Lugar de ser feliz não é supermercado.” O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada! A não ser as palavras “supermercado” e “feliz”. Mas isso não vem ao caso. A questão é: Felicidade dá em árvore?
Pra dizer bem a verdade acredito que sim. E é uma arvorezinha que se for bem cuidada, pode dar muitos frutos... Quem nunca ouviu dizer que “felicidade tem gosto de fruta madura”?... Deve ter sido dito por alguém que cuida muito bem do seu “quintal” e já teve o prazer da colheita.
A felicidade é algo tão simples, tão simples, que às vezes nem chegamos a perceber. Pra mim, no meu ‘tosco’ entendimento, o que conta, o que nos traz essa sensação de estar feliz, é a emoção que sentimos em relação às coisas. Uma música, um lugar, um gesto, um sabor, um cheiro, uma palavra, uma pessoa... Se marcou um momento bom, isso se tornará a ‘senha’ para desencadear esse sentimento. Basta sentir, ouvir, provar que lá vem aquele sorrisão invadir nosso rosto, um suspiro profundo e a tal felicidade já tomou conta. E aí, pela vida a fora vamos colecionando senhas que vão salpicar nossa vida de felicidade. E teremos então, nossa árvore carregadinha de frutos...
Mas não é só de lembranças que se vive. O estar disponível é fundamental pra ser feliz. Quem sempre tem pressa, não tem tempo para isso. Tá sempre ocupado demais... E no dia a dia se não tivermos essa disponibilidade, não vamos perceber que aquele papinho descompromissado com um amigo, o bom dia dito a alguém, o abraço de uma pessoa querida, andar descalço quando se chega em casa, tomar uma caneca de chá pra relaxar, ler um gibi, comer pipoca e assistir um bom filme, se lambuzar feito criança com um sorvete ou um cachorro quente, a risada sonora e deliciosa dos nossos filhos, andar nas pontas dos pés e dançar de olhos fechados, deitar na grama de barriga pra cima e dar nomes às formas das nuvens... Poderia enumerar uma infinidade de coisas que deixam a vida da gente mais gostosa, mais feliz e a gente quase não percebe. A partir daí, quando a gente tem tudo isso em ordem na nossa vida, quando a gente consegue reconhecer a nossa felicidade, aquele fruto mais saboroso, mais bonito e cobiçado vai surgir lindo e pronto para ser saboreado... E aí... Bom Apetite!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei de dá em arvore, mas dar me faz muito feliz...

Mulher Caridosa

Marcia Rezende disse...

Mas "dar" faz muito bem a qquer um... Bobo de quem fica com falsos pudores e deixa de experimentar deliciosos sabores...