quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Queimadas

A charge é do Djamil, publicada no jornal a gazeta do dia 05/10/2007.
Torna-se revoltante perceber o descaso com que o poder público está tratando a situação na qual nos encontramos. Um estado exuberante pela sua natureza e pelas suas dimensões territoriais, está completamente imerso em fumaça e poluição.

Neste pedaço do interior do Brasil há o encontro de 03 ecossistemas distintos. A saber, o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica. E o que está sendo feito de tudo isso? Fogueira?... Incompetência e descaso com o que o mundo inteiro está tentando proteger.
A visão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães em chamas, é desoladora.

Será que o governador esqueceu que são elas, as plantas, que garantem a qualidade do ar que respiramos?... Fotossíntese, governador. Esse é o segredo. Elas, as plantinhas, absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio. Simples assim... E agora elas estão em chamas! Devastadas... Adeus oxigênio!! Isso sem a gente tocar no assunto de rios, erosão, etc...

Quando seria possível imaginar um estado do tamanho de Mato Grosso completamente imerso em fumaça?...

E está aí, estampado em todos os jornais, para quem quiser ver, que nosso governador e seus assistentes chegam a zombar de nós, cidadãos, pela situação que estamos enfrentando. Dizer que a culpa é da falta de chuva, chega a ser uma afronta a nossa inteligência. Seca, baixa umidade, estiagem são fenômenos da natureza. Queimadas não!... Nasce da ação criminosa dos homens. Inconseqüente e gananciosa. A nós resta engolir a fumaça.

Em casa, não sei o que é pior para os meus filhos. Brincar ao ar livre (livre?) e abrir as janelas da casa e deixá-los respirar fumaça, fuligem e ter os olhos irritados. Ou trancá-los, os obrigando a respirar o ar também seco e "viciado" do ar condicionado?... Quem é que paga a conta depois? Nós!... Como sempre. Nós vamos ficar aqui calados? Esperando que a chuva venha nos salvar? E todos os hectares devastados? E a terra que perde nutrientes e em breve se tornará improdutiva?... O impacto ambiental dessa “farra” das queimadas é grande demais pra gente achar que uma simples chuva resolve tudo... Se vamos ficar aqui calados, então realmente somos culpados!!

Um jornalista amigo meu - Pedro Pinto - escreveu, entre tantas, uma matéria para o site de notícias Preto no Branco (www.pnbonline.com.br), que vale a pena republicar aqui. Ele vem “batendo duro” nessa questão das queimadas, pra não deixar que a chuva (ainda pouca) leve embora e “apague” o quadro alarmante no qual nos encontramos...

:: sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Maggi denuncia: a culpa é do povo

O governador Blairo Maggi apresenta o culpado pela farra das queimadas em Mato Grosso: o próprio povo mato-grossense.


Tudo resolvido. O juiz Julier Sebastião da Silva pode mandar a Polícia Federal parar as investigações. Numa revelação corajosa, o governador Blairo Maggi entregou hoje o culpado pelas queimadas em Mato Grosso: a sociedade. Agora é só o Ministério Público indiciar cada cidadão mato-grossense. O povo vai responder pelo crime de omissão no controle das queimadas pra aprender a não criticar um governo atuante e que respeita o meio ambiente. Com Blairo é assim, leva tudo a ferro e fogo. Aliás, com mais fogo do que ferro.


Veja se você está na lista dos culpados denunciados por Maggi:


1)Você respira nesta época do ano? Culpado.

2)Você não gosta de fumaça? Culpado.

3)Você não trabalha na Sema? Culpado.

4)Você não montou na sua casa o seu próprio monitoramento de focos de calor? Culpado.

5)Você não assinou o seu próprio decreto proibindo as queimadas? Culpado.

6)Você vai ficar aí calado? Culpado.

7)Você não tem nenhum hectare de terra prontinho pra arder em chamas? Culpado.

8)Você pagou imposto e acreditou que receberia de volta um serviço público decente na área de controle do meio ambiente? Culpado.

9)Você não tem nenhum pé de soja ou quatro pés de boi? Culpado.

10)Você vive em Mato Grosso? Culpado.


publicado por Pedro Pinto 18:54

2 comentários:

Netogabiru Calon Arth disse...

O que o Pedro escreveu tem algum fundo de verdade, mas discordo dele ao dizer que o "governador" tem culpa. Acredito que TODOS temos culpa, na medida que somos coniventes com o vizinho que ateia fogo, somos coniventes com os políticos demagogos que prometem muito e nada fazem, ou quando fazem, sempre há um interesse escuso por detrás. Antes de olhar o rabo do outro, devemos olhar o nosso primeiro.

Anônimo disse...

Se temos alguma culpa é de ter colocado esse governador aproveitador lá, isso sim. Realmente o cidadão também peca em não fazer a sua parte e reclamar e ir à luta, com toda certeza, mas isso não nos dá a razão de amenizar a culpa de quem tem o dever de coibir esses crimes, de quem tem o dever (reitero, sendo bem repetitiva, DEVER, dever esse outorgado por nós) de fiscalizar, de punir, de reduzir o avanço das queimadas... e o que esse ente que tem esse DEVER fez? Incentivou as queimadas, isso sim. Botar a culpa no povo é muita falta de respeito. Vou procurar um artigo científico com os números e posto aqui, é alarmante!